quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mensagem: Tempestades da Vida

A Paz queridos irmaos,

Gostaria de compartilhar a palavra que Deus colocou no meu coração para abençoar as suas vidas.

Vamos meditar em Mateus 14:22-23

"Logo em seguida ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão" v.22

Percebam que nesse versículo os discípulos obedeceram a orientação que Jesus lhes deu. O que acho mais interessante nessa passagem, é que eles estavam seguindo a direção que Deus tinha lhes dado, mas não foi com a intenção de pescar, de dar um passeio, ou simplesmente para passar para outra margem tranquilos, mas tinha o propósito deles serem provados. Jesus tambem foi levado pelo Espírito para ser provado no deserto, e assim como Jesus foi provado, agora estava provando os seus discípulos, pois era necessário essa experiência para que a fé deles fosse aumentada, para reconhecer o verdadeiro poder de Deus. Não em terra, mas em alto mar. Essa situação não poderia ter acontecido a 20 mts da praia? A 50 mts? Mas creio que eles estavam bem mais distantes disso, para não ter outra alternativa, a não ser um milagre.

"Despedida a multidão, ele subiu ao monte para orar a parte. Ao cair da tarde, estava ali sozinho" v.23

Será porque Jesus não foi com eles naquele barco? Porque era necessário que eles passassem sozinhos. Quantas circunstancias adversas acontecem conosco e parece que estamos sozinhos, parece que Deus esta longe de nós, parece que Ele nos esqueceu. Mas lembre-se, esta tudo sob controle. Jesus sabia o que tinha feito na vida dos discipulos, e tambem ele sabe o que esta fazendo na sua. Jesus como o profeta, sabia naquele monte o que estava acontecendo em alto mar, mas ele estava esperando a hora certa de aparecer. Meus irmãos, esta tudo sob o controle, Deus esta provando a sua fé, Deus fará o milagre na hora certa. É necessário estar no limite para que aconteça o milagre.

"Entretanto, o barco já estava no meio do mar, açoitado pelas ondas, porque o vento era contrário" v. 24

Irmãos, desde criança eu ia com meu pai pescar em algumas ilhas na região dos lagos, e acabei acostumada com barcos. Mas lembro que ha um tempo atras, eu estava em um barco retornando de um mergulho, e o tempo começou a mudar, e te digo que é muito ruim estar em um barco sendo balançado por grandes ondas. Da muito medo! Mas eu nao estava em alto mar, entao imagina o que os discípulos estavam passando? Talvez a tempestade que voce esta passando não é tao assoladora assim, e voce esta fazendo com que uma simples dificuldade ou circunstancia contraria se torne uma grande tempestade. Tem pessoas passando por situações muito piores que a sua.

O vento era contrário. Eles estavam na direção que Deus tinha lhes dado, mas contra o vento, e em uma situação de aparente desastre. Quantas vezes sabemos que estamos no caminho certo, seguindo a orientação do Espirito Santo, caminhamos e caminhamos bem, mas bem lá na frente nos deparamos com situações contrárias, que balança com as nossas estruturas. Com a estrutura da nossa família, com a nossa situação financeira, com a nossa vida sentimental e pessoal no geral. Todos ao nosso redor sofrem conosco por causa das situações contrárias, dos problemas, das dificuldades, enfim das aflições dessa vida.

"Na quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus a eles, andando por sobre o mar" v.25
Esse versículo me lembra da passagem de Lázaro, que já estava morto a 3 dias, e Jesus estava tranquilo a seu caminho. Mas por que Jesus não apareceu bem antes de iniciar a tempestade? Por era necessário que eles passassem pela tempestade! Toda a situação que voce esta passando esta sob controle do Senhor, é necessário na sua vida, para poder te fortalecer, para poder te provar.
Jesus nunca chega atrasado, Ele sabe justamente a hora certa de acalmar a tempestade. E nós não temos que questionar o tempo e a forma de Deus trabalhar, somente temos que obedecer e confiar. E não esqueça que obedecer a Deus não quer dizer estar livre de problemas, de aflições. Sempre as situações dificeis nos ensina e nos molda algo em nossa vida para podermos chegar ao ponto que Deus deseja para podermos fazeer a sua obra na Terra.
"Os discípulos, vendo-o caminhar por sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram de medo" v.26
Eu acho muito engraçado essa passagem. Com certeza estava muito escuro. Imagina a situação, de madrugada em um pequeno barco sendo balançado por grande onde, e aparece alguem andando por cima das águas? Muitos de nós faríamos o mesmo, e por isso que passamos por essas tempestades. Ele já andavam com Jesus, mas no meio da aflição nao o reconheceram. Jesus esta se aproximando de você, e você ainda esta tremendo de medo, esta nervoso, esta triste, esta gritando, esta desesperado? Muitas circunstancias contrarias nos cegam de enxergar o milagre. Abra seus olhos, olhe atentamente ao seu redor, pois o Senhor esta se aproximando de ti para te conceder a solução.
"Jesus, porém, imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo, sou eu, não temas" v.27
E da mesma maneira que o Senhor falou aos discipulos esta falando contigo hoje. Não temas, já estou aqui! A Salvação chegou na sua casa!
"Respondeu-lhe Pedro: Senhor se és tu, manda-me ir ter contigo por sobre as águas" v.28
Mas não tem jeito, pois mesmo Jesus se apresentando, Pedro duvidou. Esse versículo me lembra da falta de fé de Tomé, em Jo. 20.24. "Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei." Será que precisava de tanto para reconhecer o Senhor Jesus? Mas como Jesus se importava com Tomé, assim como se importa comigo e contigo, oito dias depois Jesus apareceu a Tomé .
A Palavra de Deus diz em João 10:27 diz " As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;" As circunstancias contrarias tem te impedido de ouvir a voz de Deus, pois Ele continua dizendo para não temer, e você continua duvidando. Não duvide da voz de Deus, pois somente Ele pode acalmar essa tempestade.

"Respondeu-lhe Pedro: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas. E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas para ir ter com Jesus." v 28 e v.29

Quantas vezes fazemos provas desnecessárias com Deus por causa da nossa falta de fé? Havia necessidade de Pedro fazer essa prova com Deus? Será que ele não reconheceu a voz do mestre? Deus esta falando contigo, e voce fica tentando fazer provas desnecessárias por causa da falta de fé. Voce tem que conficar e não fazer prova com Deus, quando não tem que haver prova.

Percebam que Jesus o chamou de novo," Vem!" e será que ali não conheceu a voz do Mestre? Fique atento a voz do Mestre, para não precisar passar pela outra prova de ter que andar por sob o mar além da grande tempestade que o assolou. Pedro passou por 1 prova além dos discípulos. Em alto mar andando naquele mar revolto. Confie na primeira vez, para não precisar passar por outra prova por causa de dúvida.

"Mas, observando o vento forte, teve medo e, começando a afundar, clamou: Senhor, salva-me" v. 30

Jesus já tinha provado que Ele estava ali, Pedro fez uma prova de que realmente fosse Jesus, caminhase sobre o mar, mesmo assim, caminhando sobre o mar, olhou para as circunstancias. Talvez por causa das provas que tem pedido a Deus, voce esta andando sobre o mar assim como Pedro ando, mas por causa do vento forte, esta aparentemente afundando. Você não vai morrer, nada esta perdido, Jesus esta do seu lado, e Ele esta te ouvindo. Voce que não esta reconhecendo a voz Dele e o amor Dele pela sua vida, e desejo Dele de te livrar dessa grande aflição. Renda-se, clame, peça socorro, que Ele te livrará dessa situação"

"Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:2"

É promessa! Creia! Fique atento a voz do Senhor! Não precisa fazer provas, somente ouça a voz e deixa Ele se aproximar.

Percebam que nessa passagem mesmo eles andando sempre com Jesus, na hora mais dificil nao o reconheceram. Talvez voce esta ha anos na igreja, mas nesse momento dificil parece que Deus te abandonou. Ele não abandona os filhos. Ele nunca te abandonará. Clame e confie, que Ele te salvará!

"Imediatamente, Jesus estendeu a mão, tomou-o e lhe disse: HOMEM DE PEQUENA FÉ, POR QUE DUVIDASTE?" v.31

"Entrando ambos no barco, o vento cessou" v.32

Essa situação que voce esta passando é pela permissão de Deus para aumentar a sua fé, para voce conhecer o Deus que voce serve, pois muitas pessoas falam muito de Jesus, seguem sua doutrina, mas não conhecem realmente Jesus, e por isso é necessário certas circunstancias para reconhecer o Deus que servimos. Nos aproximamos mais do Senhor e reconhecemos o Seu poder diantas das grandes adversidades da vida.

Deus os abençoe,
Missionária Cristiane Leite
http://www.igrejabetel.org
http://primeirospassosnafe.blogspot.com