quarta-feira, 10 de março de 2010

Conselhos antes de começar

A Paz queridos,

Sempre para iniciar um ministério, ou uma nova turma, começe orando e jejuando . Onde Jesus foi preparado e de que forma antes de iniciar o ministério na Terra? No deserto, com jejum e oração. (Mt 4.1-11).

Esse ministério de discipulado precisa ser ministrado por alguem que tenha muita paciência para ouvir, que tenha paciência para orientar com calma, que tenha amor pela vida dos novos convertidos, que goste de estudar a palavra, que goste de aconselhar, que reconheça a importancia desse ministério, e que seja também uma pessoa de oração, e que tenha uma vida de obediência a Deus e na igreja, para servir de exemplo para os alunos.

Você que é um líder em sua igreja, e que esta repassando o ministério para algum obreiro, dê todo apoio ao discipulado. Converse com os professores, acompanhe o andamento, divulgue, ajude o ministério.

Não olhe a aparência de quem vai ministrar o curso, mas peça direção a Deus para saber quem vai ser colocado na frente desse ministério. Pois se fosse pela aparência e circunstancias, nem Paulo e nem Pedro seriam escolhidos como apóstolos, Elias não seria escolhido como profeta, Davi não seria escolhido como Rei, Gideão e tantos outros exemplos na Bíblia. Por isso aconselho, não olhe a aparência de quem vai liderar esse ministério, pois aquele talvez que você não colocaria para ministrar, é justamente o escolhido pelo Senhor, pois o nosso Deus conhece o coração do homem.

E para você que esta assumindo esse ministério, muitas pessoas dirão talvez para você, que não dará certo, que já tentaram implantar em suas igrejas, e nada foi a frente, muitos talvez te ignorarão, muitos talvez te rejeitarão quando você citar a palavra "discipulado", mas confie, ore, jejue, prossiga, pois agindo Deus quem pode impedir. Lute pelo ministério que Deus coloca na sua mão, mas lute orando e jejuando.

Mas lembro que a sua luta não é contra carne e sangue e sim contra principados e potestades (Ef 6.12). E quando tudo começar a fluir, poderá talvez perceber invejas ou perseguições , mas isso é normal em qualquer ministério. Mas não desista, pois agindo Deus quem pode impedir?

Não tema as circunstâncias, prossiga, olhe para o alto. (Fp 3.13-14) E continue tratando muito bem essas pessoas que te rejeitarem ou perseguirem. Trate o mau com bem! A recompensa virá do Senhor.

Meus queridos, sempre jejue e ore pelo ministério, pois toda resistência que possa surgir é espiritual, e você somente conseguirá vencer com oração e jejum. Oração para pedir ajuda e proteção de Deus, mais intimidade com o Senhor, e pedir ao Senhor todas as estratégias necessárias para prosseguir. E o jejum é para que as castas de demônios caiam, sejam destruidas. E no meio do curso, se sentir alguma resistência contrária, volte a jejuar e orar.

Pegue as fichas dos seus alunos e sempre ore pela vida deles. Pois o inimigo tenta colocar desânimo em seus corações. Voce pode perceber que no início os alunos passam por algumas lutas, mas ore por eles, e sempre esteja disposto a orientá-los, conversar com eles, pergunte sempre como eles estão, dê atenção especial para seus alunos. Peça ao Senhor discernimento para poder ter essa percepção de cada aluno.

Muitas vezes, durante a aula o Senhor pode te mostrar alguem que precisa ser orado, ou aconselhado de forma mais reservada e pessoal. Peça direção ao Senhor e obedeça, ore e aconselhe por aqueles que estão precisando.

Sempre participe dos cultos da sua igreja, e no final do culto sempre dê atenção aos seus alunos e fique atento aos novos convertidos na igreja. Faça convites. Convide-os para participar do curso.

Se alguem estiver faltando, ligue, converse pessoalmente, e veja o que esta acontecendo.

Procure tambem, e se puder, deixar algum contato seu para os alunos (telefone, email, etc). Tem umas alunas que de vez em quando estão me ligando pedindo para tirar dúvidas e tenho visto resultado em suas vidas.

Sempre procurem dar atenção, com carinho, sorriso, sem acepção, não olhando para a aparência, modo de vestir, manias, pois muitos novos convertidos ainda estão em processo de libertação. Não julgue, ore, ame!

Fiquem atentos, peçam discernimento a Deus para o modo de lidar com cada um, pois Deus trata cada um de forma especial, e o Senhor vai tambem te usar dessa maneira. Todos são especiais, mas existe uma forma diferente de tratar cada um.

Imaginem vocês em uma maternidade de um hospital. Imaginem vocês como enfermeiros para cuidar daqueles bebês. Ministério de discipulado é a mesma coisa. Vocês estarão cuidando dos bebês de Jesus. Uns tem mais facilidade de se alimentar do que outros, uns berram, uns choram, outros são mais quietinhos, uns precisam de gracinha e teatro para se alimentarem, outros estão na incubadora, e outros na UTI, precisando de cuidados especiais, e as mais diversas situações. Mas todos são bebês, e vocês terão a responsabilidade de orientá-los. Imagine a imensa responsabilidade de cuidar dos bebês de Jesus? São futuros pastores, futuras missionárias, futuras diaconisas, e etc.

E lembre-se que temos que ser exemplo de conduta na igreja para os novos convertidos. Participem dos cultos, da escola dominical, dos trabalhos da igreja, busquem ter uma vida dígna para ser exemplo para os seus alunos, e principalmente para o Senhor, como vaso de honra.

Creio que não estou esquecendo nada aqui. Mas podem cooperar com esse texto adicionando seus comentários e seus testemunhos abaixo.

Abraço a todos.

Missionária Cristiane Leite
cristianeleite@hotmail.com